top of page

Da África para o Mundo

 

O Brasil é um país que se destaca por sua miscigenação, característica observada não só na cor da pele, mas também nos costumes, na linguagem e nas tradições culturais. Para valorizar e respeitar essa diversidade, é necessário conhecer e compreender os processos históricos que deram origem ao povo brasileiro.

Uma das etnias que contribuíram para a formação da cultura brasileira foram os africanos,  conhecer as influências que esse povo tem na formação do nosso país  é uma forma de combater o preconceito que ainda sofrem.

As professoras Janúlia e Marcione, juntamente com as crianças do 4º ano, investigaram,  através da arte, da história, da linguagem as influências do povo africano na cultura brasileira. Conheceram as máscaras, a pintura e escultura africanas através de alguns artistas no Brasil e na África. Conheceram as Capulanas, tecido que  aqui no Brasil é  usado como cangas, mas na África tem toda uma representação histórica. Investigaram como os africanos foram trazidos para o Brasil no período colonial, como eram tratados e as formas que encontraram para resistir e lutar contra  a escravidão. Conheceram a história das Abayomis, bonecas feitas pelas africanas durante a travessia de navio da África para o Brasil como forma de alegrar as filhas. Compartilharam e se encantaram com diversos contos africanos. Várias histórias africanas fizeram parte do cotidiano escolar em 2020, buscando aproximar e superar as imagens de senso comum incutidas na nossa sociedade, muitas vezes, decorrentes de desinformação. 

Ao longo do ano, receberam, nas lives, alguns convidados, com o objetivo de compartilhar experiências, história de luta, conquistas e conhecimento. Receberam para um bate papo sobre a cultura africana,  Fabrici,  professor africano que mora no Brasil, juntos, comparou-se a infância nos dois países e conheceram um pouco mais a cultura no continente africano.  Receberam também a professora Gilsa, para  falar sobre os saberes e sabores da África, através de seu empoderamento enquanto afrodescendente, ela compartilhou sua experiência e encantou a todos com histórias e músicas de tradição africana. Tiveram a oportunidade de conhecer a missão das Irmãs Clarissas Franciscanas em Guiné Bissau, com a Irmã Amélia, ela  mostrou que todos podemos contribuir para diminuir as diferenças e ajudar o próximo.  

É importante ressaltar que a BNCC aponta competências e habilidades a serem desenvolvidas acerca do tema, assim, o foco do Projeto é romper com a imagem do negro e da África, através do olhar europeu que foi elaborado e interpretado em muitas épocas, buscando resgatar os valores, cultura, identidade e a contribuição fundamental que os africanos tiveram na formação da sociedade brasileira.    

 

 

Professoras: Janúlia Távora e Marcione Pereira    

Conto africano com a aluna Mariana Crisóstomo Fernandes. 4º Ano

bottom of page