top of page

ESPERANÇAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

O Serviço de Orientação Religiosa/ Pastoral (SOR/Pastoral) do Colégio Franciscano Imaculada Conceição (CFIC) tem como objetivo animar espiritual e missionariamente a comunidade educativa. Trata-se de manter vivo o carisma e a espiritualidade dentro e fora da escola. Por isso, durante este tempo de pandemia, impedidos de estarmos fisicamente juntos, a equipe responsável por essa animação pastoral buscou meio para se fazer presente mesmo que de forma virtual. 

Os momentos celebrativos foram transmitidos ao vivo pelas redes sociais. Os momentos orantes transformaram-se em postagens feitas pelo Instagram, intituladas “Experiências Paz e Bem”. A experiência missionária foi transformada em ajudas solidárias, através dos projetos desenvolvidos nas aulas do ensino religioso e nos gestos concretos dos drivethru, promovidos pela escola. O fruto dessas ações nos possibilitou sair em auxílio de quem mais precisa. A pastoral da escuta encontrou um espaço virtual feito através das ligações de quem precisava ser acolhido e de correntes de oração por aqueles que estavam sofrendo com a doença. 

Mas, ainda com desejos de esperançar em tempos de pandemia, a equipe do SOR/Pastoral pensou na possibilidade de criar um espaço de comunicação e anunciar “boas notícias” através do Podcast Pastoral Cfic. Um momento marcante foi a criação do episódio “Palavra Jovem” que contou com a participação de adolescentes e jovens do CFIC. O nome do episódio responde ao objetivo da proposta, ou seja, partilhar uma palavra força que tenha ajudado os nossos estudantes a passar por este período de isolamento social. As partilhas feitas encheram nossos corações de esperança ao ouvir os jovens e nos fizeram pensar em como os pequenos gestos podem mudar o tempo presente. 

Um segundo momento marcante, neste ano, foi a celebração do dia de São Francisco. Todas as nossas equipes abraçaram o desejo e a ideia de confraternizar nesse dia, levando-se em conta todas as medidas de segurança contra o corona vírus. Dessa forma, organizamos a bênção dos animais, o agradecimento aos(às) professores(as), a bicicletada com os adolescentes e jovens e entrega dos kits das crianças, sentindo-nos envolvidos por um espírito de amor e partilha. Foi uma manhã muito especial pela possibilidade de encontrar e de celebrar a alegria de estarmos juntos e de sermos franciscanos e franciscanas. A reflexão que trazemos aqui consiste em compreender que nossa maior missão, enquanto “Escola em pastoral”, consiste em esperançar sem desanimar e em ser presença que anima e consola, principalmente, nos momentos como este que estamos vivendo. Semear a paz e o bem é nossa vocação. 

 

O projeto “A Corrente do Bem”

 

O projeto “A Corrente do Bem” foi proposto aos alunos do 7º ano do Colégio Franciscano Imaculada Conceição (Governador Valadares) pela professora de Ensino Religioso, Janaína Martins Toledo, após o estudo das unidades 3  “A medida do amor ou o amor sem medida” e a unidade 5 “Sofrer com o outro”, do livro didático  Todos os Jeitos de Crer (Editora Ática). A construção do projeto também esteve em consonância com o tema proposto pela igreja para a Campanha da Fraternidade 2020, que este ano trouxe como tema: "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema bíblico "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele". Este conteúdo trabalhado está dentro das diretrizes da BNCC da disciplina Ensino Religioso, e a habilidade que buscamos desenvolver foi a de discutir estratégias que promovam a consciência ética e respeitosa entre as pessoas (EF07ER05), como o objetivo de desenvolver a alteridade, empatia e cuidado com o outro.

Após o estudo das unidades apresentadas, reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade, conversas e trocas de experiências, solicitamos aos alunos que assistissem, em família, ao filme “A corrente do bem”. No início do filme, há  uma proposta do professor de Estudos Sociais que desafia seus alunos a pensarem em uma ideia para mudar o mundo e colocá-la em ação. O professor incentiva-os a atitudes de responsabilidade, questionamentos para que analisem suas próprias ideias e tenham reflexões melhores. O aluno/personagem Trevor (Haley Joel Osment) sugere que se faça uma corrente do bem e que cada um ajude três pessoas e, assim, sucessivamente. Esse é o pano de fundo para o desenrolar da narrativa.

 Realizamos um debate sobre o filme e foi pensado como podemos fazer o bem em nosso cotidiano. A partir desse momento, muitas ideias foram surgindo. A proposta do PROJETO foi lançada aos alunos. O objetivo do trabalho foi despertar a força do bem dentro de cada um, estimular os adolescentes a enxergarem o mundo com um novo olhar, fazendo com que compreendam que é possível termos atitudes para ajudar a melhorar o mundo em que vivemos, e, assim, desenvolver o sentimento de cuidado consigo mesmo, com o outro e com o espaço em que se vive. Em uma sociedade individualista e consumista como a que vivemos, faz-se necessário olhar o contexto/meio em que estamos inseridos de outra forma, como protagonistas, despertando a sensibilidade e estimulando a humanização tão importantes para a vivência fraterna.

 Esse projeto teve início antes de ser decretada, no Brasil, a situação de pandemia pela Covid 19.  Saímos das aulas presenciais, iniciamos as aulas online, e a ideia do projeto prosseguiu. Para inspirar os alunos, fizemos uma “live” com uma adolescente de quatorze anos, Marina Cunico,  residente em Vila Velha/ES . Trata-se de uma ativista social desde os cinco anos de idade, ambientalista e estudante. Já foi premiada nacional e internacionalmente pelo Disney Chanel no programa Amigos transformando o mundo. Escritora, tem o primeiro livro no Brasil com inclusão para deficientes auditivos e visuais. Marina desenvolve diversos projetos, conversou com os alunos contando sua história e seus projetos. Os alunos tiveram oportunidade de fazer perguntas e trocar informações sobre algumas ações que eles também realizam.

 Após esse encontro, os alunos, em grupos de cinco pessoas, deveriam pensar em uma ação que pudessem realizar ao longo do ano, essa ação deveria ser realizada com a colaboração do grupo. Esse trabalho foi dividido em três etapas: Elaboração, execução, socialização da proposta apontando as dificuldades, as aprendizagens, as trocas e os sentimentos.Todos os grupos apresentaram suas ideias com indicação dos seguintes temas: “Laços do bem”, “Coleta seletiva”, “Espalhando o bem”, “Mãos limpas”, “Por um mundo  melhor”, “Memórias”, “NatureCFIC”, “Mãos estendidas’”.

 O grupo do projeto “Mãos limpas” foi composto por: Ana Carolina Lea, Daniel, Gabriela Nembri, Betina e João Pedro Carreiro. O projeto teve o objetivo de colaborar com instituições da cidade na arrecadação de materiais de higiene pessoal para auxiliar na prevenção do covid 19. Eles partilharam a execução do projeto. O aluno João Pedro Carreiro relatou que mobilizou o prédio onde mora através de bilhetes que foram deixados nos apartamentos pedindo produtos de higiene pessoal. Num gesto de generosidade e amor ao próximo, aproveitou um dinheiro que ganhou de aniversário, comprou alguns itens para serem doados e informou que era só o início, pois ainda deseja  realizar muito mais. As doações recolhidas pelo grupo foram entregues à "Casa de Recuperação Dona Zulmira”. O gesto do aluno João Pedro e o envolvimento dos colegas chamaram a atenção de muitas pessoas e acabou virando notícia na cidade. A mobilização não parou, após a divulgação do projeto, inúmeras pessoas entraram em contato e continuaram a doação. Eles então arrecadaram fraldas para serem doadas à instituição “Casa das Meninas”. Agora a turma está articulando uma grande doação de brinquedos para serem distribuídos no Natal. Esse é o bem que contagia e inspira tantas pessoas a trilhar o caminho de Paz e Bem! 

 

Depoimentos


 

“Este  trabalho é a chave para tirar as nossas crianças e jovens do mundo egocêntrico e se voltarem para fora deles, enxergando o próximo, que precisa de suas ações concretas.

Parabéns, e que Deus te abençoe neste árduo caminho! Excelente projeto que valoriza o protagonismo infanto-juvenil!!! Precisamos disso em nosso mundo!” - (Luciana Maria de Azeredo Costa - Vizinha do aluno Júlio e colaboradora das doações).

 

“Como mãe do João Pedro, estou explodindo de orgulho dele na execução desse projeto social, por essa iniciativa dele em ajudar os idosos que vivem nos asilos, levando, além dos produtos de higiene pessoal, uma palavra de conforto. Compaixão e solidariedade o definem. Me sinto afortunada pela presença de Deus na vida de minha família. Quem planta,  colhe, e é gratificante ver essa sementinha sendo germinada com valores éticos, morais e religiosos de que o mundo tanto precisa. João Pedro é uma pessoa de um coração gigante e veio ao mundo para ser o protetor dos vulneráveis.” (Rosângela Carreiro Coelho -mãe do aluno João Pedro Carreiro). 

 

“Me sinto muito feliz em participar desse projeto e poder ajudar os idosos que vivem nos asilos, junto com meus colegas, pois eles são muito frágeis e necessitam da nossa ajuda. Gosto muito de ajudar as pessoas, me sinto bem... me sinto em paz. Uma palavra de força, um carinho, um abraço, afeto não nos custam nada e faz um bem enorme para quem o recebe. Levamos alguns produtos de higiene pessoal para os idosos do asilo, mas o essencial vai muito além do material, eles precisam muito de amor, carinho e de acolhimento. Temos que nos colocar no lugar do outro, temos que ter respeito pelo próximo e tentar ajudá-los naquilo que eles necessitam. Enfim, temos que fazer o bem sem olhar a quem, e o projeto foi, para mim e para meus colegas, uma oportunidade de fazer o bem.” (João Pedro Carreiro - aluno do 7º ano). 

1.jpg
3.jpg
2.jpg
4.jpg
5.jpg
7.jpg
6.jpg
8.jpg
9.jpg
10.jpg
11.jpg
bottom of page